Regras do card game
Como ganhar :
Retirar as 4 cartas que representa a vida do oponente.
Regras de construção de deck:
-O Deck deve ter exatamente 50 cartas, nem 1 a mais ou a menos.
-Somente 4 cópias de cartas com o mesmo nome por deck (mesmo vale para cartas que possum mesmo nome e efeitos diferentes).
-Somente 4 cópias de cartas com o efeito de [Void Bringer] por deck
-Somente 4 cópias de cartas com o efeito de [Life Recover] por deck
- o Deck deve ter 20 cartas com o ícone de Ignição, nem 1 a mais ou a menos
-A carta representando o jogador não faz parte das 50 cartas do deck
1. Square: Aqui é o campo onde as cartas representando os jogadores e os Z/X são jogados
2. Player square: Aqui é onde fica as cartas representando o jogador
3. Normal square: Campo onde são colocado as unidades Z/X
4. Resource zone: Área para colocar os Resource ( usado para pagar os custos usados pelas cartas )
5. Deck: Área onde fica o deck
6. Trash zone: As cartas usadas vão para aqui
7. Charge zone: Área para onde suas unidades Z/X vão quando são destruídos , o limite é de 4 cartas , qualquer carta extra enviado para ele é colocado na Trash Zone
8. Life zone: Área que indica a vida do jogador , se ela chegar a 0 o jogo acaba.
Cartas:
Existe 3 tipos de cartas , unidades Z/X , Evento e a de jogador
A carta da esquerda é uma carta de unidade Z/X , a carta da direita um evento
1. Nome da carta
2. Tipo da carta
3. Custo , o custo a ser pago para a carta ser jogada
4. Cor , existe 5 tipos de cores que podem ser Azul, Branco, Preto, Verde ou Vermelho
5. Texto Onde indica o efeito das cartas
6. Ícone de Ignição : Você pode jogar essas cartas sem pagar seu custo se ela aparecer durante a Ignition Phase
7. Espécie – indica a espécie das cartas
8. Power:Representa tanto o ataque da carta como a vida , se a carta receber dano maior que o número deste marcador ela é destruída e colocado na charge zone
Cartas em posição vertical são chamados de Reboot
Cartas em posição horizontal são chamados de Sleep
Começando o jogo
1.Coloque a carta de jogador virado para baixo, você pode optar por colocar qualquer carta que quiser aqui ja que ela é somente a carta representando o personagem do jogo, mas existem cartas que só tem efeitos ativados quando existe determinado personagem na Área de jogador
2. Coloque uma unidade Z/X que tenha a habilidade [Start card] junto com a carta de jogador virado para baixo
3. Determine quem irá começar o jogo ( pode ser com o clássico JoKenPo)
4. Compre 4 cartas que irá formar sua mão
5.Você pode por uma vez optar por trocar todos cards de sua mão , se for fazer embaralhe toda a mão e compre 4 novas cartas.
6. Coloque 4 cartas viradas para baixo na Life Zone do topo do seu deck.
7. Coloque 2 cartas viradas para cima na posição Reboot na Resource zone
8. Vire a carta de jogador e a unidade Z/X para iniciar o jogo
Exemplo de uma carta de Jogador (esquerda ) e uma unidade Z/X com habilidade [Start card] por cima.
Ordem dos Turnos
Reboot phase : Coloque todas as cartas em Sleep em Reboot
Draw phase : Compre 2 cartas ( o jogador que começa o jogo não tem direito a comprar 2 cartas )
Resource phase: Você pode escolher 1 carta de sua mão e colocar na Resource zone no posição de reboot , cartas colocadas aqui não podem mais serem jogadas
Ignition phase :Durante essa fase você pode fazer o seguinte
Se existir cartas na Charge zone você pode mandar ela para a Trash Zone , ao fazer olhe o topo de seu deck , se ela tiver o ícone de ignição você pode jogar ela sem pagar o custo , isso é chamado de Over Drive , se ela não possuir um ícone de Ignição coloque a carta que você olhou na Trash Zone , você pode repetir esses passos enquanto puder pagar com cartas na Charge Zone.
Main phase: Durante essa fase o jogador pode fazer as seguintes ações na ordem que quiser e em quantas vezes forem possíveis.
1. Colocar em campo uma unidade em campo depois de pagar seu custo
2. Jogar uma carta de evento depois de pagar seu custo ( cartas de evento depois de ter seus efeitos resolvido são enviados para a Trash Zone ).
3. Você pode usar suas unidades Z/X para batalhar com as unidades Z/X do oponente ou para atacar a carta personagem dele.
End phase: Aqui todo o dano tomado por suas unidades Z/X são recuperados e se você possuir mais do que 6 cartas na mão elas devem ser descartadas
Como pagar custos:
Verifique o valor do custo que a carta precisa para ser jogado , em sua Resource Zone escolha um numero de cartas igual o valor de custo em Reboot e as mude para Sleep
Atenção, pelo menos uma das cartas na Resource Zone mudado para sleep deve ser da mesma cor que a carta que você pretende jogar.
Por exemplo , aqui ele jogou uma unidade Z/X vermelha de custo 3 , e deu sleep da Resouce Zone de 2 cartas pretas e 1 Vermelha
Colocando uma unidade Z/X em campo
Para colocar unidades Z/X no campo você deve seguir algumas regras:
1. Você não pode colocar uma unidade em uma área que já existe uma unidade Z/X do oponente;
2. Você não pode colocar uma unidade Z/X por cima da carta de Jogador do oponente;
3. Você não pode colocar uma unidade Z/X sua por cima de outra unidade sua em posição de Sleep;
4. Você pode colocar uma unidade Z/X por cima de uma unidade sua em Reboot , mas a unidade que já estava em campo é enviado para a Trash Zone
Batalha
1. Declaração de ataque- Para declarar um ataque selecione uma unidade Z/X ou a carta de jogador do oponente que esteja ao lado de uma unidade Z/X sua em Reboot , de Sleep em sua unidade e declare o alvo de seu ataque ( você não pode selecionar a carta de jogador do oponente se existir uma unidade Z/X em cima dele )
2. Jogar Evento -Você pode jogar cartas de evento em resposta a declaração de ataque do seu oponente e ou ativar um evento em resposta a ativação de uma carta evento do oponente, ao ativar efeito ele já é resolvido e em seguida e em seguida o jogador oponente pode dar resposta.
Ao Atacar o Jogador atacante tem prioridade ao usar evento, após ativado um evento é a vez do oponente ativar um evento em resposta e assim por diante evento por evento.No caso de nenhum dos jogadores não deseje mais usar eventos é resolvido o ataque.
3. Resolvendo o ataque- Se por algum efeito não existir mais uma ou mais unidades Z/X no campo envolvido na batalha pule para a fase 4
A. O ataque da unidade Z/X atacante é subtraído do ataque da unidade Z/X defensora , se o ataque da unidade defensora chegar a 0 ela é colocado na Charge Zone do jogador dono da carta
B. Se a carta de personagem for atacado o dono da carta de personagem checa 1 das cartas na Life Zone , se a carta tiver efeito de Ignição ela é colocado no campo sem precisar pagar o custo , se ela tiver o símbolo de ignição o efeito de Life Recover e você possuir mais dano que o oponente , coloque o topo do seu deck na Life Zone
Se a carta não tiver o símbolo de ignição ela é enviada para a charge zone
4. Fim da Fase de Batalha
Se no caso o número de cartas de seu deck chegar a 0 , embaralhe as cartas de sua Trash Zone e as coloque no deck Zone , então coloque 1 carta de sua Life Zone em sua Charge Zone.
Fontes: http://blog.livedoor.jp/freedomduo
Dúvidas frequentes:
Pergunta:Se caso eu somente tiver uma carta na Life Zone e ao levar um ataque direto na Carta de Jogador, e eu revelar uma carta de efeito Life Recover oque acontece?
Resposta:Pelo efeito do Life Recover você pega a carta do topo de seu deck e coloca na Life zone de face para baixo mesmo.(não pode olhar qual carta que esteja indo para Life Zone!) e a partida continua.
Pergunta:Se meu Z/X declarar ataque sendo que ele possua 3000 de power, em resposta ao ataque o meu oponente usa um evento que causa 3000 de dano eu posso usar em resposta um evento que aumente + 3500 de power para evitar destruição da carta?
Resposta:Não, já pelo fato que ao oponente ter ativado o evento que cause 3000 de dano ele será resolvido e seu card será destruído pelo efeito do evento, assim não podendo usar em resposta um evento que aumente +3500 de power.
Pergunta:Se minha carta de Z/X no campo for destruída por um Efeito ou Evento ela vai para Charge Zone?
Resposta:Sim, qualquer forma de destruição no campo faz com que a carta vá para Charge Zone, somente quando algum efeito de carta como o Void Bringer que mande a carta direto pro Trash não é possivel colocar na Charge Zone.
Como ganhar :
Retirar as 4 cartas que representa a vida do oponente.
Regras de construção de deck:
-O Deck deve ter exatamente 50 cartas, nem 1 a mais ou a menos.
-Somente 4 cópias de cartas com o mesmo nome por deck (mesmo vale para cartas que possum mesmo nome e efeitos diferentes).
-Somente 4 cópias de cartas com o efeito de [Void Bringer] por deck
-Somente 4 cópias de cartas com o efeito de [Life Recover] por deck
- o Deck deve ter 20 cartas com o ícone de Ignição, nem 1 a mais ou a menos
-A carta representando o jogador não faz parte das 50 cartas do deck
1. Square: Aqui é o campo onde as cartas representando os jogadores e os Z/X são jogados
2. Player square: Aqui é onde fica as cartas representando o jogador
3. Normal square: Campo onde são colocado as unidades Z/X
4. Resource zone: Área para colocar os Resource ( usado para pagar os custos usados pelas cartas )
5. Deck: Área onde fica o deck
6. Trash zone: As cartas usadas vão para aqui
7. Charge zone: Área para onde suas unidades Z/X vão quando são destruídos , o limite é de 4 cartas , qualquer carta extra enviado para ele é colocado na Trash Zone
8. Life zone: Área que indica a vida do jogador , se ela chegar a 0 o jogo acaba.
Cartas:
Existe 3 tipos de cartas , unidades Z/X , Evento e a de jogador
A carta da esquerda é uma carta de unidade Z/X , a carta da direita um evento
1. Nome da carta
2. Tipo da carta
3. Custo , o custo a ser pago para a carta ser jogada
4. Cor , existe 5 tipos de cores que podem ser Azul, Branco, Preto, Verde ou Vermelho
5. Texto Onde indica o efeito das cartas
6. Ícone de Ignição : Você pode jogar essas cartas sem pagar seu custo se ela aparecer durante a Ignition Phase
7. Espécie – indica a espécie das cartas
8. Power:Representa tanto o ataque da carta como a vida , se a carta receber dano maior que o número deste marcador ela é destruída e colocado na charge zone
Cartas em posição vertical são chamados de Reboot
Cartas em posição horizontal são chamados de Sleep
Começando o jogo
1.Coloque a carta de jogador virado para baixo, você pode optar por colocar qualquer carta que quiser aqui ja que ela é somente a carta representando o personagem do jogo, mas existem cartas que só tem efeitos ativados quando existe determinado personagem na Área de jogador
2. Coloque uma unidade Z/X que tenha a habilidade [Start card] junto com a carta de jogador virado para baixo
3. Determine quem irá começar o jogo ( pode ser com o clássico JoKenPo)
4. Compre 4 cartas que irá formar sua mão
5.Você pode por uma vez optar por trocar todos cards de sua mão , se for fazer embaralhe toda a mão e compre 4 novas cartas.
6. Coloque 4 cartas viradas para baixo na Life Zone do topo do seu deck.
7. Coloque 2 cartas viradas para cima na posição Reboot na Resource zone
8. Vire a carta de jogador e a unidade Z/X para iniciar o jogo
Exemplo de uma carta de Jogador (esquerda ) e uma unidade Z/X com habilidade [Start card] por cima.
Ordem dos Turnos
Reboot phase : Coloque todas as cartas em Sleep em Reboot
Draw phase : Compre 2 cartas ( o jogador que começa o jogo não tem direito a comprar 2 cartas )
Resource phase: Você pode escolher 1 carta de sua mão e colocar na Resource zone no posição de reboot , cartas colocadas aqui não podem mais serem jogadas
Ignition phase :Durante essa fase você pode fazer o seguinte
Se existir cartas na Charge zone você pode mandar ela para a Trash Zone , ao fazer olhe o topo de seu deck , se ela tiver o ícone de ignição você pode jogar ela sem pagar o custo , isso é chamado de Over Drive , se ela não possuir um ícone de Ignição coloque a carta que você olhou na Trash Zone , você pode repetir esses passos enquanto puder pagar com cartas na Charge Zone.
Main phase: Durante essa fase o jogador pode fazer as seguintes ações na ordem que quiser e em quantas vezes forem possíveis.
1. Colocar em campo uma unidade em campo depois de pagar seu custo
2. Jogar uma carta de evento depois de pagar seu custo ( cartas de evento depois de ter seus efeitos resolvido são enviados para a Trash Zone ).
3. Você pode usar suas unidades Z/X para batalhar com as unidades Z/X do oponente ou para atacar a carta personagem dele.
End phase: Aqui todo o dano tomado por suas unidades Z/X são recuperados e se você possuir mais do que 6 cartas na mão elas devem ser descartadas
Como pagar custos:
Verifique o valor do custo que a carta precisa para ser jogado , em sua Resource Zone escolha um numero de cartas igual o valor de custo em Reboot e as mude para Sleep
Atenção, pelo menos uma das cartas na Resource Zone mudado para sleep deve ser da mesma cor que a carta que você pretende jogar.
Por exemplo , aqui ele jogou uma unidade Z/X vermelha de custo 3 , e deu sleep da Resouce Zone de 2 cartas pretas e 1 Vermelha
Colocando uma unidade Z/X em campo
Para colocar unidades Z/X no campo você deve seguir algumas regras:
1. Você não pode colocar uma unidade em uma área que já existe uma unidade Z/X do oponente;
2. Você não pode colocar uma unidade Z/X por cima da carta de Jogador do oponente;
3. Você não pode colocar uma unidade Z/X sua por cima de outra unidade sua em posição de Sleep;
4. Você pode colocar uma unidade Z/X por cima de uma unidade sua em Reboot , mas a unidade que já estava em campo é enviado para a Trash Zone
Batalha
1. Declaração de ataque- Para declarar um ataque selecione uma unidade Z/X ou a carta de jogador do oponente que esteja ao lado de uma unidade Z/X sua em Reboot , de Sleep em sua unidade e declare o alvo de seu ataque ( você não pode selecionar a carta de jogador do oponente se existir uma unidade Z/X em cima dele )
2. Jogar Evento -Você pode jogar cartas de evento em resposta a declaração de ataque do seu oponente e ou ativar um evento em resposta a ativação de uma carta evento do oponente, ao ativar efeito ele já é resolvido e em seguida e em seguida o jogador oponente pode dar resposta.
Ao Atacar o Jogador atacante tem prioridade ao usar evento, após ativado um evento é a vez do oponente ativar um evento em resposta e assim por diante evento por evento.No caso de nenhum dos jogadores não deseje mais usar eventos é resolvido o ataque.
3. Resolvendo o ataque- Se por algum efeito não existir mais uma ou mais unidades Z/X no campo envolvido na batalha pule para a fase 4
A. O ataque da unidade Z/X atacante é subtraído do ataque da unidade Z/X defensora , se o ataque da unidade defensora chegar a 0 ela é colocado na Charge Zone do jogador dono da carta
B. Se a carta de personagem for atacado o dono da carta de personagem checa 1 das cartas na Life Zone , se a carta tiver efeito de Ignição ela é colocado no campo sem precisar pagar o custo , se ela tiver o símbolo de ignição o efeito de Life Recover e você possuir mais dano que o oponente , coloque o topo do seu deck na Life Zone
Se a carta não tiver o símbolo de ignição ela é enviada para a charge zone
4. Fim da Fase de Batalha
Se no caso o número de cartas de seu deck chegar a 0 , embaralhe as cartas de sua Trash Zone e as coloque no deck Zone , então coloque 1 carta de sua Life Zone em sua Charge Zone.
Fontes: http://blog.livedoor.jp/freedomduo
Dúvidas frequentes:
Pergunta:Se caso eu somente tiver uma carta na Life Zone e ao levar um ataque direto na Carta de Jogador, e eu revelar uma carta de efeito Life Recover oque acontece?
Resposta:Pelo efeito do Life Recover você pega a carta do topo de seu deck e coloca na Life zone de face para baixo mesmo.(não pode olhar qual carta que esteja indo para Life Zone!) e a partida continua.
Pergunta:Se meu Z/X declarar ataque sendo que ele possua 3000 de power, em resposta ao ataque o meu oponente usa um evento que causa 3000 de dano eu posso usar em resposta um evento que aumente + 3500 de power para evitar destruição da carta?
Resposta:Não, já pelo fato que ao oponente ter ativado o evento que cause 3000 de dano ele será resolvido e seu card será destruído pelo efeito do evento, assim não podendo usar em resposta um evento que aumente +3500 de power.
Pergunta:Se minha carta de Z/X no campo for destruída por um Efeito ou Evento ela vai para Charge Zone?
Resposta:Sim, qualquer forma de destruição no campo faz com que a carta vá para Charge Zone, somente quando algum efeito de carta como o Void Bringer que mande a carta direto pro Trash não é possivel colocar na Charge Zone.